::
 
Unb

Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular

UnB-Universidade de Brasília

Desde a implantação em 1973, pioneira no Brasil, do Curso de Mestrado em Biologia Molecular da UnB, já foram formados 272 mestres, que ao concluírem também o doutorado em instituições estrangeiras e nacionais, hoje são líderes de pesquisa em muitas instituições científicas do País. O Programa evoluiu no decorrer dos anos, e hoje responde às demandas e estratégias de desenvolvimento tecnológico do País, induzidas pelas agências de fomento. Desta forma, tem como objetivo primordial a formação de profissionais competentes nas áreas acadêmicas e de biotecnologia de terceira geração ou seja, naquelas que utilizam as tecnologias do DNA recombinante e análises genômicas e proteômicas para gerar produtos e processos que podem ser utilizados a curto e médio prazo pelo setor produtivo da sociedade.

A criação do Doutorado em Biologia Molecular em 1992 veio consolidar esta tendência do programa e responder à demanda da área científica. Até final de 2005, foram formados 102 doutores em Biologia Molecular (muitos docentes de outras instituições financiados pelo Programa PQI) com teses apresentando variados perfis, ressaltando trabalhos com aplicação imediata pelo setor produtivo, acadêmicos e nas fronteiras da biologia molecular/biotecnologia pura e aplicada. Cabe ressaltar aqui que o número de doutores formados neste curto período reflete bem os parâmetros utilizados pela CAPES em sua avaliação. Cabe destacar também que todos estes recém-doutores foram absorvidos por Instituições de Ensino Superior Federais e Particulares; Centros de Pesquisa, comoa Embrapa e Fiocruz; instituições federais como polícias, agências reguladoras, ministérios; empresas, hospitais  diversas instituições no exterior, garantindo à sociedade o retorno do investimento na formação de profissionais na área. O Programa também é responsável pelo treinamento de pesquisadores e docentes estrangeiros através de mecanismos de cooperação do MEC, como o PECPG. Em 2004, o programa foi contemplado com uma renovação da bolsa do programa ProDoc da CAPES, o que ressalta o seu nível de excelência. O ProDoc visa à absorção temporária de jovens doutores para exercerem atividades de docência e pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular da UnB ao longo de sua história tem estabelecido parcerias com outras instituições de pesquisa e com o setor produtivo do País. Isto tem como meta o estabelecimento e desenvolvimento de modelos biológicos ainda não implantados no Programa, que buscam atender as demandas sociais e, principalmente, permitir ao pós-graduando, além da formação básica na área, uma maior diversidade de aplicações da biologia molecular.

Entre estas parcerias, a mais consolidada é a estabelecida em 1992 com o setor de Biologia Molecular da Embrapa/Cenargen. Esta parceria permite a formação de mestres e doutores especializados em biologia molecular de plantas e de animais de interesse econômico. Ressalta-se aqui, que esta parceria não descaracteriza os objetivos inicialmente propostos, e nem tampouco retira a autonomia na condução do Programa pela UnB. O Cenargen se beneficia de uma infraestrutura acadêmica instalada na UnB para formação de mestres e doutores e o Departamento de Biologia Celular, além do que já possui na própria infraestrutura, beneficia-se das instalações, equipamentos e biblioteca existentes no Cenargen, além da competência dos seus pesquisadores. Além disto, esta parceria  permite a formação de especialistas na área de biologia molecular de plantas, tão importante para o desenvolvimento da agricultura no País.

Considerando-se as novas áreas de atuação em biologia molecular, o programa vem implementando de maneira consistente, pesquisas nas áreas de genômica, proteômica e bioinformática. A participação de grupos de pesquisa do Programa nos Projetos Genoma Brasileiro, Genoma Centro Oeste (Genoma funcional e diferencial do Paraccocidioies brasilienses) e Genoma funcional do Eucalipto, Redes Proteômicas do DF, nacional e internacionais, além do intercâmbio com grupos na área de bioinformática, demonstram o fomento dessas áreas na proposta do nosso Programa.

No dias 18 e 19 de março de 2004, o Programa comemorou 30 anos  de Pós-Graduação em Biologia Molecular. A programação do evento teve como roteiro palestras do Presidente da SBBq, Prof. Paulo Mourão,  do Prof. Samuel Goldenberg, primeiro aluno do curso a defender uma dissertação de mestrado, da Profa. Beatriz Dolabela, primeira aluna do programa a defender uma tese de doutorado, homenagens a ex-alunos e orientadores fundadores do programa. Além disso, houve uma exposição de trabalhos de alunos de nossa Pós-Graduação e mesa redonda sobre alimentos transgênicos, que contou com a presença do Prof. Rubens Nodari (representante do MMA); Prof. Vasco Azevedo (representante da CNTBio; Dr.

Geraldo Berger, representante da Monsanto; Dr. Franciso Aragão, representante do Cenargen e Jornalista Nilson Lage, representante da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, como mediador do debate. A realização desse  evento veio coroar uma tradição de excelência formada ao longo dos anos por nossos orientadores e alunos

Prof. Dr. Bergmann Morais Ribeiro
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular do Departamento de Biologia Celular Universidade de Brasília Brasília DF, CEP 70910-900

tel: 0-xx-61-3072424
fax: 0-xx-61-3476533

 

 
© 2017 SBBq - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular